top of page

Edifícios e Monumentos

Ordem do Carmo, Hospital do Carmo, Igreja da Carmelitas e Igreja do Carmo

A igreja dos Carmelitas Descalços foi construída entre 1616 e 1628, mas a decoração do interior só viria a ficar concluída em 1650. Pertencia ao extinto convento, hoje ocupado pela GNR. A sua fachada, em granito, é coroada por um frontão triangular. Por cima de cada portal encontram-se as estátuas de Nossa Senhora do Carmo, S. Domingos e Santa Teresa de Jesus. No interior desta igreja, com uma única nave, podemos apreciar a talha dourada, tão característica do estilo Barroco, e pinturas seiscentistas.

Em 13 de Junho de 1736, fundou-se a Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, pelo beato João Soreth, a qual se iniciou na capela de Nossa Senhora da Batalha. Vinte anos depois, a Ordem comprou no Campo do Olival, uma parcela de terreno, aos Frades Carmelitas Descalços, para a construção da sua igreja, que esteve a cargo do arquiteto José Figueiredo Seixas.

A primeira pedra foi lançada e benzida por D. João da Silva Ferreira, bispo de Tânger, deão da capela de Vila Viçosa e prior da Ordem Carmelita, em 29 de Agosto de 1756. Para esta cerimónia, foi organizada uma procissão, a qual se inicou no convento dos Frades Carmelitas.

Igreja das Carmelitas

Igreja das Carmelitas

Igreja do Carmo

No seu interior não se vê a grandeza artísta nem a abundância de talha que se pode observar noutras igrejas. É de feitura simples e apresenta linhas elegantes. Nos seus seis altares podemos encontrar magníficas peças de escultura sacra. Ao contrário do seu interior, simples, o seu frontispício é uma verdadeira obra do estilo Barroco, encimado por quatro grandes esculturas de granito (S. Lucas, S. João, S. Marcos e S. Mateus). A guardecer o seu portal, rematado por um amplo frontão, estão uias esculturas de pedra branca, que representam Santo Elias e Santo Eliseu. Na parede virada para a Praça de Carlos Alberto, encontra-se um pano de azulejos que representa "Nossa Senhora do Carmo fazendo a entrega do Escapulário" a São Simão Stock, importante empreendedor na construção da Ordem do Carmo. Em 3 de Maio de 2013, esta igreja foi classificada como Monumento Nacional.

Anos mais tarde, esta Ordem comçou a comprar ao longo do Campo dos Ferradores vários terrenos, tendo-se iniciado em 6 de Abril de 1791 a construção do seu hospital, cuja inauguração aconteceu em 8 de Fevereiro de 1801. No final do século XIX, após diversas remodelações, era considerado o maior hospital de confrarias.

Hospital do Carmo

(Re)Viver a Praça de Carlos Alberto / © Criado em 28 de Novembro de 2013 por Liliana Gonçalves, em Wix.com. Publicado em 10 de Janeiro de 2014. Última atualização em 16 de Novembro de 2014. Background retirado de High Quality Wallpapers.

bottom of page